ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ALDEIA VELHA

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Durante a Semana Pedagógica dos Professores Indígenas Pataxó, do município de Porto Seguro, realizada no período de 12 a 15 de março, em Aldeia Velha, reuniram-se mais de 150 profissionais da educação escolar indígena, de 14 escolas e 03 extensões, lideranças, cacique e anciãos, bem como professores da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, Grupo de Pesquisa Atxôhã (Grupo de Pesquisa da Língua e História Pataxó), da LINTER (IFBA), LICEEI (Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena-UNEB) e UFMG.

A semana pedagógica é mais que uma discussão pedagógica da educação escolar indígena. Ela é um movimento democrático e coletivo de reafirmação cultural e direito adquirido. Onde reunimos caciques, lideranças e a comunidade escolar com a finalidade de promovermos uma educação bilíngüe, comunitária, intercultural, especifica e diferenciada com qualidade.

Os participantes chegam das aldeias e ficam hospedados na escola e em casas dos parentes. Durante os dias que antecedem e durante o evento a comunidade se mobiliza para receber os parentes da melhor forma possível e contamos com o apoio do Setor de Educação Escolar Indígena de Porto Seguro (Claudio Alcântara e Carla Folegatti) e do Superintendente de Assuntos Indígenas de Porto Seguro (Juary Pataxó) e Ponto de Cultura de Aldeia Velha.

Durante o encontro foi elaborado e encaminhado um documento para o MEC onde expressamos o desejo de transformar a Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER) do IFBA de Porto Seguro em curso regular na Instituição e o recolhimento de assinaturas para a criação do Conselho dos Professores Indígenas Pataxó do Extremo Sul.

No terceiro dia do evento contamos com a presença de Roberta Caires (secretaria de governo), Vitoria Alda (Superintendente de Educação) Iane Petkovick (Instituto Tribos Jovens).

Graças a Tupã tudo transcorreu bem e os parentes voltaram para suas casas com mais um dever cumprido.

Angelo Pataxó-fotos e texto

Sobre bailux

"orgulhoso de ser metarecicleiro"
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ALDEIA VELHA

  1. Muito interessante. Estão no caminho certo. Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s