O POVO PATAXÒ ESTÀ DE LUTO

Morreu neste final de quarta feira (04/07) uma das grandes personalidades do povo Pataxó dona Luciana conhecida como Zabelê Pataxó.

Ela nasceu no meio da mata do Monte Pascoal lá se criou (sempre morou no meio do mato, não gosta de morar no lugar cheio de gente, não sente se bem). Seu pai por nome de Emilio, para sustento da família, caçava e sua mãe Salvina cuidava para eles comerem, só que eram assados, eles não comia feijão, arroz, farinha, nada disso e nem conheciam essas coisas. Só comia mandioca cozida e os bichos do mato (tatu, paca, macaco, cutia, tigê) e com isso acostumou não é toda comida que ela come.

Foi uma das vitimas do massacre de 51 marco na historia do povo Pataxó, guerreira que lutou vários anos pela conquista do território Pataxó, sobretudo na área de Cumuruxatiba. Ela era uma das únicas pessoas que falava o Patxohã (língua do povo Pataxó) fonte de pesquisa de vários pesquisadores. Perdemos um livro, uma guerreira e liderança uma das poucas que se preocupava com seu povo.

Sobre bailux

"orgulhoso de ser metarecicleiro"
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s