VISITA DA EQUIPE ESCOLAR NO QUINTAL DA PAJÉ

fotos:regis bailux

Diário de campo do dia 17-05-2012.

Professores, vice-diretora, coordenação pedagógica e vice-cacique, conversam com a pajé Jaçanã e os parceiros colaboradores para entender quem são,o que fazem e qual o objetivo da farmácia viva. O primeiro objetivo é fazer um mutirão para construir o pé da caixa d´água o que vai facilitar regar as plantas. A inserção da escola tem um cunho político de entendimento desse espaço na visão dos parceiros não indígenas, com o intuito de agregar valores na sustentação do projeto. Ao mesmo tempo em que seu aponderamento fará com que esses atores enquanto indígenas percebam o espaço da farmácia viva na reafirmação dos valores tradicionais.

Num processo pedagógico nesse primeiro momento são os professores que conhecem o espaço e ver como poderão adaptar seus conteúdos programáticos e como os alunos irão usar dentro de uma forma pratica essa diversidade de saberes tradicionais em suas aulas. Ao mesmo tempo em que esses saberes de cultivo e o uso nas mais diversas situações (transdisciplinaridade) enquanto remédios tradicionais será orientada pela pajé sendo uma educadora em seu notório saber passando o que lhe foi repassado por seus ancestrais aos professores e alunos para que essa tradição dê continuidade ao longo das futuras gerações.

A presença dos alunos faz parte da vivencia dentro da comunidade onde os diversos espaços físicos da aldeia é uma grande sala de aula ao mesmo tempo em que vivem, convivem, conhecem, afirmam e reafirmam. Construído e reconstruindo sua historia. Esta reafirmação cultural tem um papel fundamental para a continuidade da existência do povo Pataxó de Aldeia Velha na conservação desses saberes tradicionais principalmente por morarmos ao lado de um distrito (separado pela BA001) e estarmos expostos e vulneráveis as bebidas alcoólicas, drogas, prostituição dentre outros perigos e fatores que permeiam a nossa aldeia.

Texto: Angelo Pataxó-Coordenador da Escola Aldeia velha.

Sobre bailux

"orgulhoso de ser metarecicleiro"
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s